segunda-feira, 6 de junho de 2011

A doce Itália!

Passei quase duas semanas, imensamente felizes, na Itália. Se eu pudesse, ficava por lá. Fato. Eu poderia escrever horas sobre como a Itália é fantástica, mas no momento, vou me restringir ao que interessa: os doces!

Sim, eu comi muito doce e não, não comi tudo o que fotografei. Na verdade, doces com muitas frutas secas ou cristalizadas não me apetecem; o meu ponto fraco são os cremes, chocolates, tudo que for bem doce e claro, o amado idolatrado gelato. Sim, porque em qualquer canto você encontra uma gelateria e fica pensando "como eu viverei sem isso quando voltar ao Brasil?".

Todas são absolutamente incríveis. A textura, a explosão de sabores, o visual de cores e a apresentação nas vitrines que já te impressionam antes mesmo que você experimente qualquer um deles. Memorável.

O que eu não esperava era conhecer o cannoli. MEU DEUS!!! Foi amor `a primeira mordida. A massa crocante, o creme aveludado e doce de ricota. Que eu já me conformei que não encontrarei nenhum `a altura, porque a ricota do melhor cannoli que eu comi era da Sicilia, segundo o atendente. Cheguei a pesquisar alguns vídeos de receitas brasileiras no Youtube, mas eu achei patético as receitas que eu vi, porque em nada se pareciam com o cannoli que eu comi. Vou esperar, é a vida.

Outra descoberta deliciosa foi o Ricciarelli, um biscoito ABSURDO de maravilhoso de amêndoas. Morri 3 vezes.

Tive o prazer , em Siena, de tomar o gelato eleito o melhor do mundo (era muuuuuuito bom, mas entre os que eu experimentei, não era o melhor! : S).

Minha dica pra quem for pra Itália (Roma, Firenze, Venezia , Siena, os lugares em que eu passei) é: descubra os doces, explore os sabores, não se preocupe com calorias. Você vai andar o dia todo, não tem como engordar (e sinceramente, quem vai se preocupar com isso na Itália???). É um lugar mágico, que merece sempre ser brindado com um doce! ; D

























2 comentários: